
Agora vamos saber do calor que esta por vir, que vai causar modificações no nosso Planeta Terra !
No Hemisfério Sul, o verão começou nesta segunda-feira com previsões preocupantes dos meteorologistas.
O verão chegou com céu encoberto no litoral de São Paulo. Bem diferente do que se espera dele. No Rio de Janeiro, muito sol e praias lotadas, no exato momento do início do verão. A meteorologia prevê uma estação quente, com temperaturas máximas acima dos 30ºC em boa parte do país.
Com o calor, vem mais chuva, principalmente em regiões que já vinham sendo castigadas durante a primavera. A previsão dos meteorologistas é que chova acima do normal no Sudeste e no Centro-Oeste.
A primavera já foi marcada por chuvas intensas no Sul e Sudeste. Só em dezembro, 31 pessoas morreram no estado de São Paulo por causa de enchentes e deslizamentos de terra. Em Belo Horizonte, já choveu 50% a mais do que o previsto para este mês. E os moradores dessas regiões devem se preparar.
“Para a região Sudeste, estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, deve ficar realmente acima da média. Aliada ao calor, juntamente com a umidade, deve provocar chuvas bem intensas no final da tarde, por vezes também pode ter vários dias consecutivos com chuva, aquela chuva contínua”, prevê Lincoln Alves, meteorologista do Cptec-INPE.
O fenômeno El Niño - que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região linha do Equador - vai influenciar o verão. Os próximos três meses serão de tempo seco em parte do Norte e do Nordeste.
“Esse aquecimento modifica os ventos em vários níveis da atmosfera e essa modificação dos ventos é o que produz essas condições climáticas”, explica o meteorologista.